Pedir 2º via de boleto:

(62) 9 9277 - 3438

.

Central de Atendimento 24h:

(62) 9 9254 - 6380

.

(62) 3597 - 8100

.

Blog
Acompanhe aqui as nossas novidades para você

As 9 classificações do luto

O luto é um processo individual que cada pessoa precisa atravessar para reestruturar sua vida após perder um ente querido. Exatamente por ser uma experiência única, ele pode se desenvolver de maneiras diferentes para cada pessoa.

Entenda como diferenciar alguns processos de luto que a pessoa pode enfrentar e a maneira correta de lidar com cada tipo de enlutado:

Luto Natural

Durante o processo do luto natural a pessoa se adapta e aceita sua nova realidade aos poucos.

É normal que nesse período o enlutado perca o interesse por atividades rotineiras e tenha sentimentos de profunda tristeza, aflição e sofrimento.

À medida que o tempo passa essa dor inicial é ressignificada em saudade, possibilitando um retorno à sua rotina.Retomar o trabalho, partilhar momentos com os amigos e celebrar a vida são formas de passar por esse processo com mais tranquilidade.

Luto Complicado

Esse processo começa semelhante ao luto normal, mas as reações e sensações acabam se intensificando. Os sentimentos de ausência e melancolia passam a ser constantes e a interferir diretamente na rotina da pessoa.

Nesses casos é muito importante garantir que o enlutado tenha um grupo de apoio, com profissionais e pessoas queridas à sua volta. Esteja atento para alguns sinais:

  • A não aceitação da morte;
  • Concentração acentuada na perda;
  • Desânimo em atividades rotineiras;
  • Isolamento social;
  • Problemas psíquicos ou de saúde;
  • Alterações de humor e estresse;
  • Pensamentos e atitudes autodestrutivas.

Precisa de ajuda?

O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita. Esse atendimento é realizado em qualquer dia ou horário, de forma totalmente sigilosa e pode ser encontrado pelo telefone 188, chat (www.cvv.org.br/chat/) ou e-mail (apoioemocional@cvv.org.br).

O Conselho Federal de Psicologia também disponibiliza atendimentos online com profissionais da Psicologia, regulamentos e especializados em saúde mental, através do site www.e-psi.cfp.org.br.

Luto Antecipatório

Muito comum em familiares e amigos de pacientes em estado terminal, o luto antecipatório começa a ser vivenciado antes mesmo da perda da pessoa querida.

Quando já se tem essa consciência da finitude a pessoa entra em um estágio de preparação para o luto e acaba manifestando ansiedades, medos, negação, tristeza, culpa, entre outros sintomas causados pela aflição do momento.

É essencial que seja criada uma rede de apoio para ajudar a pessoa a encarar esse momento de preparação emocional.

Luto Não Reconhecido

Aqui o enlutado acaba sofrendo devido a uma falta de empatia das pessoas a sua volta, que não reconhecem e deslegitimam o momento doloroso que ela está passando.

O luto não reconhecido acontece muito em casos de morte de um animalzinho de estimação, na qual muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com essa ligação afetiva.

Essa falta de amparo acaba afetando profundamente o emocional da pessoa, o que torna o processo de superação ainda mais complicado

Luto Ausente

Nesse formato de luto a pessoa vive em um estado de negação, ela se mostra alheia à situação que aconteceu e bloqueia todos os sentimentos naturais de serem vividos nesse momento de dor e sofrimento.

Luto Atrasado

Considerado uma consequência do luto ausente, o luto atrasado é identificado quando a pessoa que estava em processo de negação começa a assimilar a situação e desenvolve sintomas de irritabilidade, ansiedade, transtornos psíquicos e até mesmo dores físicas.

Esse despertar muitas vezes se dá quando a pessoa passa por alguma outra situação delicada, o que faz com que os processos de superação se atropelem e o luto acaba sendo novamente adiado, até chegar a um ponto de profunda tristeza.

Passar por momentos tão difíceis sem o apoio de amigos e familiares dificulta o processo de aceitação e superação do enlutado.

Luto Traumático

O luto traumático ocorre quando a perda de uma pessoa querida está relacionada a episódios violentos, acidente, homicídio e suicídio são alguns exemplos de situações inesperadas.

Ao vivenciar uma experiência desse nível o enlutado pode desenvolver sentimentos de culpa, e depositar sobre si uma responsabilidade pelo que aconteceu.

Luto Gestacional ou Neonatal

É muito delicado quando uma vida recém-nascida, ou em gestação, é interrompida. Existem laços que são formados desde o momento em que se inicia a espera por aquele bebê e muitas expectativas são criadas para essa chegada.

Os pais enlutados que estão passando por esse momento precisam ser acolhidos e entendidos, em muitos casos esse tipo de luto é minimizado, para não causar ainda mais sofrimento evite comentários como:

  • “Quando você for mãe…”;
  • “Pelo menos você já tem outro filho”;
  • “Logo você engravida de novo”;
  • “Que bom que foi no início, assim você sofre menos”;
  • “Deus quis assim”.

Conselhos para quem está sofrendo com uma perda gestacional ou neonatal:

  • Se permita chorar;
  • Não permita que outras pessoas invalidem seus sentimentos;
  • Você não precisa dar muitos detalhes sobre o ocorrido, caso não se sinta confortável;
  • Tenha uma rede de apoio;
  • Tenha o amparo de uma ajuda psicológica profissional;
  • O seu bebê, independente do tempo em que viveu, deve ser respeitado.

Luto Coletivo

Todos os dias os noticiários divulgam centenas de mortes e cada uma causa um impacto na sociedade, casos com grande comoção ou desencadeados por desastres, guerras, catástrofes, entre outros.

Nessas situações é estabelecido um luto coletivo, onde uma grande parcela da sociedade é impactada, essas pessoas acabam desenvolvendo sentimentos de ansiedade, frustração, desamparo, incerteza e dificuldade em lidar com novo contexto desencadeado a partir do acontecimento.

Um exemplo de luto coletivo foi a pandemia de Covid-19, na qual tivemos que lidar diariamente com a perda de um grande número de pessoas e nos adaptar a uma nova realidade rodeada de incertezas.  

Uma forma de se prevenir e reduzir o desgaste emocional causado pela perda de um ente querido é investir na contratação de um Plano Funerário que te atenda de forma eficiente e acolhedora.

Para situações como essa o Cemitério Parque Memorial de Goiânia está preparado para te oferecer o Plano Pax, que permite a inclusão de até cinco beneficiários e três agregados, entre em contato conosco e conheça os benefícios.

Telefones e WhatsApp: (62) 9 9296-4101 ou (62) 9 9686-2915.

Leia Mais