Após a perda de um ente querido é comum que familiares ou a pessoa que ficou à frente de todas as decisões ainda precisem, eventualmente, lidar com alguma burocracia relacionada a esse óbito. Um exemplo é quando há a necessidade de se realizar uma Exumação.
Esse processo é realizado a partir da abertura do local onde o corpo está sepultado para recolhimento de restos mortais.
Em Goiânia, o procedimento poderá ser solicitado após o prazo mínimo de 3 (três) anos em cemitérios públicos, e 5 (cinco) anos em cemitérios particulares, com exceção da exumação por ordem judicial, que pode ser realizada a qualquer tempo.
Mediante requerimento do dono do jazigo, é realizado o processo de exumação que será feito pelos profissionais do cemitério, sendo opcional o acompanhamento do familiar ou solicitante.
Existem muitos fatores que levam à necessidade de uma exumação, desde um desejo da família até uma investigação judicial, sendo que neste último caso somente ocorre com ordem judicial.
Confira a seguir os motivos mais comuns para se realizar uma exumação:
Liberar espaço
Em situações que o jazigo esteja com todas suas gavetas ocupada, necessário se faz que seja realizada exumação para liberar aquela gaveta para novo sepultamento.
Em alguns cemitérios municipais, devido à superlotação, existe a política de exumações e de remoção dos restos mortais após determinado período.
Troca do local
A família pode optar por transferir os restos mortais da pessoa querida para um outro local, até mesmo realizando uma mudança de cidade ou estado, para manter suas memórias em um local mais próximo e acessível.
Obs: Vale lembrar que em caso de translado para outro cemitério, a instituição ou o crematório que receberá os restos mortais precisa emitir uma carta de autorização. Quando se tratar de um deslocamento para outro município ou estado a família deve se atentar às taxas de transportes e traslado.
Investigações Judiciais
Quando é preciso definir o motivo da morte ou esclarecer algum ponto em aberto nas investigações o recolhimento e observação dos restos mortais pode contribuir em alguns casos, por exemplo:
- Cabelos – através de pequenas amostras de pelo, ou até mesmo no solo onde a pessoa está sepultada, é possível identificar resquícios de substâncias em casos de suspeitas de envenenamento;
- Tumores Calcificados – esse tipo de marca nos ossos, pode indicar o câncer como uma possível causa mortis;
- Sangue – os resquícios de manchas pardas nos ossos duram muitos anos e podem revelar uma possível ocorrência de hemorragia interna;
- Ossos – um exame de Raio X pode apontar o estágio de desenvolvimento dos ossos, ou seja, a idade aproximada no momento do óbito, além de marcas que indicam se houve fratura, quando isso ocorreu, e até restos de metais ou fragmentos, como de bala;
- Dentes – pela arcada dentária é possível saber se a pessoa estava saudável nos dias que antecederam sua morte, alguns problemas de saúde como a desnutrição é possível de serem identificados;
- Útero – Variações no tamanho ou a presença de pequenos ossos fetais podem indicar gravidez no momento da morte;
- Unhas – Dependendo da forma ou causa da morte é possível encontrar restos de indícios ou substâncias, além de informações genéticas.
Para realizar uma cremação
Após o sepultamento e transcorrido o prazo legal para exumação, caso a família opte por realizar a cremação dos restos mortais de seu ente já falecido, é necessário que aconteça a exumação anteriormente.
Teste de DNA
Assim como em uma investigação judicial, a exumação nesse caso pode ser realizada antes do prazo previsto na legislação municipal, com autorização judicial, e também são recolhidos restos mortais do falecido para realizar a comparação genética.
Saiba Mais
Após a Exumação, a família pode escolher dentre as opções oferecidas pelo cemitério, qual destino será dado aos restos mortais do ente falecido.
Poderá ser feita a reinumação, em que os restos mortais são realocados em recipiente próprio, possibilitando a reutilização da gaveta, ou a cremação.
Com essas informações é possível compreender de forma mais detalhada sobre a exumação e como agir caso precise lidar com essa situação. Já pensou em garantir um lugar onde suas memórias possam ser eternizadas de forma digna e perpétua?
Eternize suas memórias aqui no Parque Memorial
Ter um Jazigo te permite viver mais tranquilamente, pois você saberá onde suas memórias serão eternizadas.
O Cemitério Parque Memorial de Goiânia oferece as opções de jazigos simples (3 gavetas) ou exclusivos (3 ou 6 gavetas), para uso imediato ou preventivo.
Para mais informações acesse parquememorialdegoiania.com.br/ ou envie uma mensagem para um de nossos vendedores 62 9 9686-2915 ou 62 9 9296-4101.