Pedir 2º via de boleto:

(62) 9 9277 - 3438

.

Central de Atendimento 24h:

(62) 9 9254 - 6380

.

(62) 9 3597 - 8100

.

Blog
Acompanhe aqui as nossas novidades para você

Acabou de perder um ente querido? Veja quais providências tomar 

Geralmente a morte chega de surpresa, deixando os familiares e amigos sem saber o que fazer naquele momento. São muitas decisões burocráticas, e é importante se atentar a cada detalhe, evitando estresse e futuros arrependimentos.

Antes de começarmos a falar propriamente sobre o assunto, é importante ressaltar que ter um Plano Funerário e Jazigo vão te ajudar a passar por esse momento de dor com menos tensão.

Acompanhe um resumo dos principais passos que precisam ser seguidos nesse primeiro momento:

1º passo

A primeira providência necessária após o falecimento de uma pessoa é obter o atestado de óbito, documento sem o qual nenhuma outra atitude pode ser tomada em relação ao falecido. 

O mesmo é fornecido por um médico ou autoridade competente, confirmando a morte, sua causa e as circunstâncias em que ocorreu: 

MORTE NATURAL – ocorre por causas naturais como envelhecimento ou doenças, sem a contribuição de fatores externo:

  • Em Casa (acompanhada por um médico) – O médico que estava acompanhado o falecido no momento do óbito poderá providenciar o atestado de óbito.
  • Em Casa (sem acompanhamento médico) – A família deve procurar o distrito policial mais próximo e solicitar a remoção do corpo para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) ou o Instituto Médico Legal do município (IML). Neste caso, um médico do SVO ou IML quem emitirá, depois dos exames, o atestado de óbito.
  • No Hospital – O próprio médico do hospital que acompanhou o falecido fornecerá o atestado de óbito.
  • Em Via Pública – Nestes casos, é preciso que o corpo seja encaminhado ao hospital municipal e a família esteja presente para retirar a declaração de óbito.

MORTE NÃO NATURAL – ocorre por causas externas, como quedas, atropelamentos, afogamentos, homicídios, etc.

  • Em Casa – É necessário procurar o distrito policial mais próximo para registrar a ocorrência e solicitar que o corpo seja removido pelo SVO ou o IML, que emitirá, depois dos exames, o atestado de óbito.
  • No Hospital – se a morte for considerada violenta, o corpo será encaminhado ao IML e a família deverá comparecer a uma Delegacia de Polícia para registrar o Boletim de Ocorrência, e só depois retirar a declaração de óbito.
  • Em Via Pública – Neste caso a família deverá registrar o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia. Após a liberação da polícia técnica, o corpo será encaminhado ao IML, e então a família poderá retirar a declaração de óbito.

2º passo

Com o atestado de óbito em mãos, é preciso procurar o serviço funerário, previamente contratado ou providenciar um para uso imediato, este será o responsável por realizar a remoção do corpo, auxiliar nas decisões relacionados ao velório, enterro ou cremação (em caso de morte violenta, é necessária a apresentação de uma autorização judicial). 

Caso a família tenha um jazigo em algum cemitério, deve informar ao funcionário para a reserva do funeral.

IMPORTANTE – Um cuidado que as famílias devem ter é que ao obter um plano funerário não está incluso o jazigo, são produtos adquiridos separadamente.

Para contratar estes serviços será necessário ter consigo alguns documentos do falecido, entre eles:

  1. Atestado de óbito assinado por um médico;
  2. Cédula de Identidade;
  3. Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  4. Carteira Profissional;
  5. Título Eleitoral;
  6. Certificado de Reservista;
  7. CPF;
  8. Cartão do INSS;
  9. PIS/PASEP.

3º passo

Passada a etapa do velório e do sepultamento a família deve solicitar a Certidão de Óbito do falecido. O serviço funerário contratado poderá auxiliar, gerando um registro de óbito que será encaminhado ao Cartório de Registro Civil do Distrito onde a morte ocorreu.

Com esse registro feito o familiar receberá um protocolo para retirada da certidão de óbito, no cartório, em um prazo de 5 dias úteis. 

Ainda tem dúvidas sobre a etapa de emissão do registro de óbito? Confira maiores detalhes dessa etapa no nosso artigo anterior https://parquememorialdegoiania.com.br/registro-de-obito-saiba-o-que-e-e-quanto-custa/

4º passo

É importante acompanhar se as contas bancárias e documentos do falecido (RG, CPF, CNH, Título de Eleitor etc.) foram realmente encerradas, de forma a evitar que alguém venha a fazer uso de seus dados.

Ficou com mais alguma dúvida ou está buscando por um serviço de Plano Funerário e Jazigo? 

A equipe do Parque Memorial de Goiânia está disponível para te atender, esclarecer todas as dúvidas e te dar o suporte neste momento delicado. 

Entre em contato através dos telefones: (62) 3597 – 8100 e (62) 99254 – 6380 (WhatsApp).

Leia Mais

As 9 classificações do luto

O luto é um processo individual que cada pessoa precisa atravessar para reestruturar sua vida após perder um ente querido. Exatamente por

Plano funerário: Saiba como escolher

A perda de um familiar ou amigo é umas das maiores dores que uma pessoa pode enfrentar. Além do desgaste emocional, ter